A conquista do título deu-se no Grande Prémio (GP) de Emília Romagna a 24 de outubro. Apesar de ter ficado fora do pódio, o despiste de Francesco Bagnaia permitiu ao "El Diablo" a vantagem que o levou a sagrar-se campeão a duas corridas do final da temporada.
Ao início da corrida, Fabio Quartararo levava um avanço de 52 pontos na tabela de classificação geral. No entanto, depois de conquistar a pole position e de se manter na frente da corrida nas primeiras voltas, tudo fazia prever que Francesco "Pecco" Bagnaia iria encurtar a vantagem conseguida pelo francês.
A vantagem confortável de Bagnaia esfumou-se quando o italiano perdeu controlo da sua mota e acabou por se despistar a quatro voltas do fim da corrida. Com o acidente, Quartararo precisou apenas de terminar a corrida para se sagrar campeão mundial de MotoGP e terminar com a sequência de campeões espanhóis que se estendia desde 2012.
O corredor da Yamaha conseguiu assim, aos 22 anos, sagrar-se o primeiro campeão de MotoGP francês da História da modalidade.
O português Miguel Oliveira - que se despistou na corrida que deu a vitória a Quartararo, depois de ter alcançado a terceira posição na corrida - terminou a temporada em 14º na tabela da classificação geral. Oliveira conseguiu, no entanto, conquistar o primeiro lugar do pódio no Grande Prémio da Catalunha a 6 de junho de 2021.
A temporada ficou também marcada por ser a última do heptacampeão italiano, Valentino Rossi, que terminou o campeonato na 18ª posição.
Comments