top of page

Salvo pelo safety car, Max Verstappen vence título mundial de Fórmula 1

  • Foto do escritor: Fernando Costa
    Fernando Costa
  • 26 de dez. de 2021
  • 1 min de leitura

Atualizado: 19 de jan. de 2022

O piloto holandês da Red Bull venceu o Grande Prémio de Abu Dhabi a 12 de dezembro, numa corrida que só ficou decidida à última volta. Max Verstappen tornou-se o primeiro piloto dos Países Baixos a vencer a competição.


Max Verstappen / Foto: MacKrys

A vantagem de 11,9 segundos de Lewis Hamilton não foi suficiente para que conseguisse conquistar o seu quinto campeonato consecutivo ao serviço da Mercedes. A superioridade que o piloto britânico mostrara logo desde o arranque - ainda que tivesse sido Max Verstappen a conquistar a pole position na véspera - e ao longo de toda a corrida perdeu-se quando, depois do despiste de Nicholas Latifi, o safety car entrou em pista e permitiu que Verstappen se aproximasse do ex-campeão.



A última corrida começou com os dois pilotos empatados na classificação geral. Após a vitória do holandês, a Mercedes protestou o resultado do Grande Prémio, alegando que Verstappen havia ultrapassado Hamilton enquanto o safety car estava presente na pista, algo que é proibido pelos artigos 48.8 e 48.12 do Regulamento Desportivo da Federação Internacional do Automóvel (FIA). A Federação acabou, no entanto, por recusar as queixas após avaliação das mesmas.


A Mercedes manteve o Campeonato de Construtores pelo oitavo ano consecutivo. Assim, marca-se a primeira vez desde 2008 que o piloto vencedor do Campeonato Mundial não pertence à equipa que venceu o Campeonato de Construtores.


O filho do ex-piloto Joe Verstappen competiu pela primeira vez em campeonatos de Fórmula 1 no Grande Prémio em Austrália em 2015, tornando-se, aos 17 anos, o mais novo piloto da modalidade de sempre.


Verstappen é o 34º vencedor do Campeonato Mundial de Fórmula 1 e o primeiro piloto oriundo dos Países Baixos a vencer a competição.

Comments


bottom of page